Pranayama: a respiração consciente e bem-estar

A vida começa com a primeira inspiração e se prolonga até a última exalação. A vida flui tão naturalmente, que na maioria das vezes, nem temos consciência do que se passa ao nosso redor. O universo e os ritmos se misturam e movimentam o tempo todo. É importante entender a integração da respiração e do movimento, além dos seus benefícios para otimizar o potencial do nosso corpo.

O controle e a prática regular da respiração consciente proporciona a interação do movimento natural das nossas emoções internas com o ambiente externo.
“Prana" é a força vital do universo, ou seja, a energia que nos mantém vivos. "Ayama" significa regular, controlar ou expandir. Assim, Pranayama é o conhecimento e controle do Prana, da energia vital através da respiração. Respiração e mente são interdependentes e interpenetrantes, sempre em busca do equilíbrio bioenergético.

As técnicas respiratórias foram desenvolvidas e são aplicadas nas práticas de yoga, e também devem ser aplicadas no seu dia a dia, auxiliando no controle da energia vital que circunda no sistema corporal. Cada estado emocional corresponde a um ritmo respiratório. Uma cadência profunda e ritmada demonstra satisfação, segurança e serenidade. A respiração curta e rápida denota ansiedade, insegurança ou medo.
Podemos controlar estes ritmos com algumas técnicas específicas do Yoga, modificando e interferindo na nossa saúde física e mental.
Quando estamos bem internamente, vivemos em harmonia conosco e com os nossos relacionamentos pessoais e profissionais.

O Prana flui através de milhares de canais de energias sutis chamados "nadis" e pelos centros de energia chamados de "chakras". A quantidade e a qualidade de prana e o jeito que esse flui através dos nadis e chakras determinam o estado da mente. Se o nível de Prana é alto e seu fluxo é contínuo, suave e constante, a mente se mantém calma, positiva e entusiasmada. No entanto, devido à falta de conhecimento e atenção com a respiração, os nadis e chakras podem ser parcial ou totalmente bloqueados, levando a um fluxo irregular. Como resultado, a pessoa poderá ter sentimentos como medo, incerteza, tensões e conflitos. As doenças aparecem no nível do Prana (corpo energético) muito antes de você sentir-se doente fisicamente.


O pranayama é um excelente aliado para os esportes e atividades físicas por ampliar incrivelmente a capacidade pulmonar e outorgar maior resistência, proporcionar mais consciência corporal e respostas rápidas a todas as exigências físicas. Além do seu impacto no controle emocional, principalmente nos esportes de alto rendimento e de endurance, já que exigem muita concentração e superação. E ainda para melhorar a qualidade de vida, amenizando o estresse advindo do ritmo alucinante dos grandes centros urbanos.


Como praticar o Pranayama?

Esse exercício traz aquietação e harmoniza todo o corpo. Antes de começar, prepare o ambiente. Escolha um local especial, que seja mais acolhedor e tranquilo, com o mínimo de interferências. Uma dica é aromatizar o lugar com óleos essenciais da sua preferência. Coloque uma música doce e tranquila, ela pode contribuir para o foco no pranayama. Vista uma roupa confortável e sente-se com a coluna ereta e peito aberto. Também é importante que os seus olhos estejam fechados.


Uma técnica simples e eficiente é a das narinas alternadas, vamos praticar?

Reter a respiração com os pulmões cheios (Antar Kumbhaka) tende a esquentar o corpo. Já o inverso, reter a respiração com os pulmões vazios (Bahya Kumbhaka) tem a força de entregar e, por isso, tende a esfriar o corpo.

Com o dedo da mão direita, obstrua a narina direita e inspire pela narina esquerda. Com os pulmões cheios, troque a narina em atividade, obstruindo a narina esquerda e expirando pela narina direta. Inspire novamente pela mesma narina que você expirou (pela direita). Com os pulmões cheios, troque a narina em atividade e expire pela narina esquerda. Esse é um ciclo completo da respiração das narinas alternadas. Você deve começá-lo com cinco ciclos completos e aumentar aos poucos, até conseguir 10 minutos todos os dias. O melhor momento para praticar pranayamas é no período da manhã, pois o sol da manhã tem alta concentração de prana. Pode ser realizado também antes de dormir, pois proporcionará uma boa noite de sono. Uma dica é praticar antes de uma competição, ou reunião importante para dar clareza e foco.


Benefícios da prática regular de Pranayama:

- Aumenta a quantidade e qualidade da energia vital;
- Traz energia, entusiasmo e positividade;
- Harmoniza o corpo, mente e emoções, trazendo clareza mental e saúde física;
- Reduz o estresse e a ansiedade;
- Melhora da qualidade do sono;
- Melhora da circulação e redução do cansaço.


A respiração te faz mover livremente, proporcionando o equilíbrio da mente e do nosso sentir!