Como está a sua postura?

A postura errada e sustentada é uma das causas de problemas na coluna. Desde a infância, aprendemos ou ouvimos: “Senta direito, anda direito”.  Posturas incorretas aumentam a tensão no tecido conjuntivo, podendo causar fadiga e dor.

O mau hábito postural pode provocar dores na coluna ou em outras regiões do corpo, além de afetar a função e posição das vísceras. Os desvios mais comuns são a escoliose, hiperlordose e hipercifose – congênitos ou adquiridos.

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que, ao longo da vida, 80% da população mundial têm pelo menos um episódio de dor na coluna. E o sintoma, que era mais comum a partir dos 40 anos, hoje também é queixa de adolescentes e jovens: 5,3 milhões de brasileiros sofrem de lombalgia.

Como são vários os problemas relacionados à má postura, o tratamento adequado depende de cada caso, assim como a especialização do profissional a ser indicado.

 

Uma boa postura

 

Uma pesquisa das universidades do Sul da Califórnia e de Toronto, publicada na revista “Journal of Experimental Social Psychology” afirma que andar com a coluna ereta transmite uma imagem positiva, elegante e ainda reduz a sensibilidade à dor. Novos dados indicam que a postura correta eleva o nível de testosterona, o que aumenta a tolerância à dor, e reduz o de cortisol, o hormônio do estresse.

“Adotar uma postura dominante faz com que as pessoas se sintam poderosas e fortes emocionalmente”, afirmam os autores.

 

 

Confira cinco dicas para alcançar a postura corporal correta:

  1. Evite trabalhar com o tronco inclinado para frente: sentado, encoste totalmente as costas na cadeira e mantenha os dois pés apoiados no chão.
  2. Durma de lado, com um travesseiro baixo para apoiar a cabeça e outro entre as pernas, para adequar a altura do quadril e não “rodar” a coluna.
  3. Quando estiver de pé, apoie o peso do corpo nos dois pés, evitando colocar o peso num só lado do corpo.
  4. Não carregue bolsas pesadas no ombro, mas uma bolsa leve de tamanho médio, segurando com uma das mãos.
  5. Pratique exercícios físicos regularmente. Movimente-se, esta é a principal dica!

E aí? Gostou do post? Continue nos acompanhando e conheça mais dicas para uma postura adequada.

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