Dicas para a recuperação do corpo pós treino

Quando você termina a última série de exercícios físicos ou a corrida começa uma nova etapa tão importante quanto o treino: a recuperação.

É nesse intervalo que os músculos trabalhados se recuperam e conseguem responder aos estímulos recebidos.

Respeite o tempo de repouso e mantenha uma alimentação correta para ter bons resultados com as atividades físicas.

Pensando no seu bem-estar, selecionamos 7 dicas para você se recuperar pós treino. Confira!

 

Tempo de repouso

Como os músculos têm uma excelente capacidade regenerativa, após 24 horas de descanso, o corpo já está pronto para uma nova série de treino. É por isso que nas academias, geralmente, os professores não recomendam exercícios para o mesmo grupo muscular em dias seguidos.

 

Sono

Você já ouviu falar que o sono alimenta? Ele também ajuda a relaxar, recuperar a energia e favorece o crescimento muscular. Noites mal dormidas e a insônia contribuem para o aumento do stress e influenciam negativamente o seu desempenho. O recomendado é que você durma pelo menos 8 horas por dia.

 

Massagem

Uma massagem leve, além de relaxante, aumenta a circulação de sangue nos músculos e ajuda na reparação das fibras musculares. Uma ótima ferramenta para recuperar dos treinos e prevenir lesões. Além disso, ela alivia a tensão muscular, desfaz nós e reduz inflamações.

 

Alimentação e hidratação

Ao terminar o seu treino, que tal comer uma fruta, tomar água de coco ou uma bebida energética?  Esses são alguns exemplos de carboidratos de fácil absorção, que ajudam a repor os estoques de glicogênio (principal reserva energética nas células animais) que garante o padrão anabólico.

Ainda é recomendável, em até duas horas, consumir proteína para a recuperação muscular e reparo tecidual.

Durante a prática do exercício físico perde-se muita água. A ingestão de líquido ajuda o seu corpo a funcionar corretamente e a se recuperar do esforço. Além disso, a desidratação provoca fadiga muscular, dor de cabeça e tontura. Então, capriche na água!

 

 

Exercício leve

Já falamos da importância do descanso para a recuperação muscular. Mas você sabia que após um treino intenso, é interessante diminuir o ritmo das atividades?

Esses exercícios leves ajudam a aliviar as dores e estimulam a circulação sanguínea. Andar de bicicleta, nadar, praticar yoga e, até mesmo, andar a pé são ótimas opções.

 

Suplemento

Os suplementos alimentares podem ser um grande aliado para quem pratica exercício físico. No que diz respeito à recuperação pós treino, a proteína e os hidratos de carbono ajudam no crescimento muscular e recuperação das fibras musculares danificadas pelo treino. Consulte um especialista para prescrição das melhores opções para você.

 

Crioterapia

Consiste na imersão de uma parte do corpo em um balde ou banheira cheia de gelo logo após o exercício, por 10 a 20 minutos. A técnica ajuda na recuperação do músculo e na regeneração das células.

E aí? Gostou das dicas para uma boa recuperação depois do treino físico? Coloque em prática e tenha bons resultados.