Exercícios que você já conhece, mas de um jeito diferente

Escrito por: Marcela Gomide e Bruna Melato - Fisioterapeutas Esportivas 

 

Primeiros passos para transformar o seu corpo em performance!

A adaptabilidade é uma característica essencial para vivermos em harmonia e termos saúde física e mental. O nosso corpo busca sempre o equilíbrio dinâmico já que está em constante movimento, recebendo estímulos diferentes de vários canais do meio externo (ambiente) e também, do meio interno, do nosso próprio corpo. Assim, os tecidos corporais são moldados pela função e o inverso também é verdadeiro. Adaptar aos múltiplos estímulos, com o menor gasto energético possível, promove melhora da performance e o sistema fascial é um dos grandes responsáveis por isso. A Fáscia é um tecido conjuntivo que faz parte do Sistema Fascial, recobrindo todo o nosso corpo e interligando todos os outros sistemas

A variação dos estímulos permite ajustes no sistema fascial e musculoesquelético e otimiza a sensação e a percepção.  Assim, potencializa a autorregulação, distribuindo as forças adequadamente e evitando lesões. O corpo precisa ter repertório motor para conhecer novos caminhos e facilitar as conexões. 

 

Dicas da Releaf:

1)Realizar exercícios com variações de movimentos.

O grau de dificuldade, a mudança de direções e variar os estímulos com os olhos abertos e fechados são dicas para trabalhar de forma diferente o seu corpo.

Exercício prancha com apoio diferenciado. 

 

2) Treinar em diferentes ambientes  

Praticar a atividade física em diferentes ambientes como  areia, superfícies irregulares e em  diferentes temperaturas climáticas, preparam o seu corpo para a adversidade e melhor tomada de decisão, ampliando o seu repertório motor.

Variar a textura, o tipo de piso e a temperatura também melhoram a percepção corporal e provocam adaptabilidade.

Sempre variar os estímulos com objetivo!

 Pessoa correndo na areia

 

3) Realizar exercícios fasciais globais em diferentes amplitudes e direções.

Para estimular o tecido fascial, trabalhe no final da amplitude de movimento desejado, e realize pequenas oscilações. Varie as direções (nosso corpo é tridimensional), faça pequenos saltos (ativação dos tendões) e associe sempre a respiração consciente durante as atividades. Além disso, a fáscia treinada minimiza a fadiga, que é um dos fatores de risco para lesões. 

Exercício Fascial 

 

4)Exercícios de mobilidade.

A mobilidade é muito importante para absorver energia elástica e devolvê-la para o sistema. Quanto mais mobilidade e elasticidade, mais conexão e potência corporal durante a prática esportiva. Consequentemente, menor risco de lesões.  O equilíbrio entre mobilidade e estabilidade tecidual é essencial para o movimento com qualidade e maior performance. 

Exercício de mobilidade 

 

5) Ativação do core

A palavra core, significa centro, e o tronco é o centro do nosso corpo. Nele há músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica, que têm a função de manter a estabilidade dessa região e transmitir a força adequada para as extremidades. 

Você sabia que no gesto de saque do tênis, por exemplo, 54% da força total observada durante o saque é gerada nos membros inferiores, quadris e tronco, e não apenas no ombro? Daí a importância deste centro de força para que não haja sobrecarga das articulações distais.  

Exercício para o core 

 

Cuide do seu corpo integralmente e pratique movimento!