Massagem: relaxamento e prevenção a um toque
Escrito por: Marcela Gomide e Bruna Melato - Fisioterapeutas Esportivas
Com a correria e o estresse do dia a dia, nada melhor para aliviar a tensão com uma boa massagem, seja para relaxar ou prevenir lesões. A verdade é uma só: pessoas submetidas à massagem tornam-se mais saudáveis e felizes.
Além de benefícios terapêuticos, e massagem melhora o funcionamento dos sistemas circulatório, linfático e nervoso, beneficiando a saúde e o bem-estar. O toque também promove uma troca benéfica de energias, contribuindo para a saúde mental de quem a recebe o procedimento.
Existem vários tipos de massagem, de acordo com o objetivo do indivíduo. Pode ser terapêutica para tratamento de dores e disfunções musculares; preventiva para relaxamento e recuperação muscular; estética; e desportiva para otimizar a recuperação após a atividade física intensa.
Benefícios
Além do relaxamento do corpo e da mente, a massagem:
- Diminui o estresse e a ansiedade
- Alivia a tensão e as dores musculares
- Estimula a circulação sanguínea
- Alivia as dores de cabeça
- Elimina toxinas do organismo
- Melhora a qualidade do sono
- Combate a depressão
- Hidrata e tonifica a pele
- Aumenta a imunidade
Como é feita a massagem
A massagem é realizada por meio de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento em pontos específicos do corpo. Para potencializar os resultados, os profissionais utilizam óleos essenciais ou cremes nas manobras corporais.
Contra-indicações
Embora seja uma técnica que pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, a massagem deve ser evitada em casos de:
- Trombose Venosa Profunda (TVP)
- Alterações cardíacas e vasculares
- Fraturas ósseas
- Febre, gripe e/ou infecções
Procure sempre um terapeuta especializado e consulte seu médico, em caso de dúvidas. Não deixe que uma experiência prazerosa se transforme em problemas de saúde. Aproveite a massagem para relaxar e ganhar mais qualidade de vida.