Plantas e óleos benéficos à saúde

Selecionamos seis plantas e óleos com propriedades benéficas à saúde, com ação regeneradora, hidratante, relaxante, anti-inflamatória e nutritiva para você conhecer. Confira aí:

 

 

Arnica

Uma planta medicinal utilizada para tratar contusões, dores reumáticas e musculares.  As propriedades da arnica incluem ações anti-inflamatórias, antimicrobianas, antifúngicas, analgésicas, antissépticas, fungicidas, anti-histamínicas, cardiotônicas e cicatrizantes.

Os efeitos positivos da planta vêm da substância chamada quercetina, responsável por aumentar a resistência dos vasos e a irrigação sanguínea. Ou seja: “Arnica é um santo remédio”. Concorda com a sabedoria das nossas mães e avós?

 

 

Gengibre

O gengibre é utilizado para o tratamento da má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite.  A raiz é uma planta medicinal que possui sabor apimentado e que pode ser usado também para temperar alimentos.

 

 

Cânfora

A cânfora também é uma planta medicinal muito utilizada em problemas musculares ou de pele. Ela ajuda ainda no tratamento de problemas cardíacos e neurológicos, dor muscular, contusões, feridas, picadas de inseto e reumatismo. A planta tem ação antiepilética, antinevrálgica, antirreumática, antisséptica, descongestionante, calmante e sedativa.

 

 

 

 

Óleos terapêuticos do abacate

A substância vegetal extraída do abacateiro é rica em proteínas, vitaminas A, C e E; ácido fólico e potássio. Ela possui propriedades bactericidas, antivirais e anti-inflamatórias.

O óleo de abacate tem poder antioxidante e ajuda na prevenção de rugas e do envelhecimento precoce da pele. Ele tem ainda boa penetração, funcionando bem para massagem, pois deixa a pele macia e bem nutrida.

 

 

Andiroba

Antes de falar dos benefícios da andiroba para a saúde, vale dizer que ela é uma madeira de alta qualidade.

Estudos apontam que o seu óleo possui propriedades anti-inflamatórias, devido à presença de uma grande quantidade de substâncias limonoides.

Este óleo ajuda a aliviar e acalmar os locais inflamados, sendo principalmente utilizado para o tratamento de picadas de insetos e doenças da pele, reduzindo a dor, o inchaço e a vermelhidão. Em função da sua ação anti-inflamatória, a andiroba também é bastante utilizada em produtos para redução de dores musculares e inflamações causadas por excesso de esforços físicos e lesões.

 

 

Calêndula

As propriedades da calêndula possuem ação adstringente, analgésica, antiabortiva, anti-inflamatória, antifúngica, calmante, cicatrizante, antialérgica, antifúngica, antiviral, reguladora da menstruação, tonificante da pele e bactericida. A planta tem “habilidades de cura” e é eficaz no tratamento de cortes, arranhões, contusões e picadas de insetos, acelerando o processo de cicatrização, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

 

Gostou das dicas? Então, aposte no poder curativo destes ingredientes naturais!