Você sabe o que o atleta não pode esquecer de colocar na sua mochila de treino ou competição?

Escrito por: Marcela Gomide e Bruna Melato - Fisioterapeutas Esportivas 

 

Este é o primeiro passo para iniciar bem a sua rotina de treinamentos e competições. Todos os itens da mochila do atleta refletem a sua disciplina e dedicação, além de que pequenos hábitos e atitude farão diferença no seu resultado final.


Sempre tenha alimentos saudáveis disponíveis de acordo com a dieta. O programa alimentar de um atleta amador ou profissional deve ser elaborado de acordo com as necessidades fisiológicas decorrente da prática esportiva e específicas da modalidade. A individualidade demanda uma necessidade energética e nutricional diferente dependendo da intensidade e duração do treino.
Com a orientação de um profissional especializado, coloque na sua mochila os nutrientes que você precisará durante e após a atividade física principalmente. Assim, minimiza a perda de massa muscular e potencializa a recuperação pós-treino.


Jamais esqueça da sua garrafinha de água para hidratação! É importante ter o seu material individual, além de preservar o meio ambiente evitando o uso de copos descartáveis. Por que a hidratação é tão relevante?
O nosso corpo é constituído de 70% de água, e todas as reações químicas dependem dela para acontecer. Ela regula a temperatura corporal, auxilia no transporte de oxigênio e nutrientes, apresentando uma relação direta com o seu rendimento. A desidratação causa um estresse fisiológico grande devido ao aumento da frequência cardíaca e redução da pressão arterial. Além disso, há perda de eletrólitos importantes durante a sudorese, que impactam diretamente na contração muscular. Durante e após a atividade física é essencial repor esta perda de água para evitar quaisquer danos.

 

A hidratação é de extrema importância independente da faixa etária, sexo e biotipo físico. Uma dica é sempre ficar de olho na coloração da sua urina, pois quanto mais escura e concentrada, maior o seu risco de desidratação.
Hidrate-se adequadamente antes, durante e após o seu treino!

E aquela dorzinha no joelho ou muscular durante ou após o treino. Você já sentiu isso? Ter um creme com ativos naturais e que provoque sensação de alívio imediato pode ajudar e muito a eliminar estes desconfortos. Você pode usar o Releaf balm pré-treino para aumentar a circulação nas áreas que terão maior demanda ou após, massageando as regiões do corpo para otimizar a recuperação. Cuide de você!

 

A Prevenção é primordial para sua saúde e melhores resultados. Para complementar o seu pré-treino, os óleos essenciais, que são 100% naturais podem dar aquela energia extra para o seu treino! Nosso blend Releaf Focus é composto de óleos naturais, que por inalação, ajudam a abrir as vias aéreas e despertar o corpo para a demanda do treino .


Ativar e preparar o corpo para os estímulos faz parte da prevenção de lesões. Para isso as bolinhas e o rolo de liberação miofascial são imprescindíveis para preparar os músculos para a demanda esportiva (faça movimentos mais rápidos!). As minibands também são acessórios que não podem faltar na sua mochila. No pós treino, use as bolinhas e o rolo para o recovery e prefira movimentos mais lentos e sem dor!


Para fechar com chave de ouro, não se esqueça dos fones de ouvido para escutar a sua música favorita, e muita vontade. Quem não gosta de escutar uma música antes de treinar? Ajuda na motivação e concentração do seu corpo e sua mente para a prática da atividade física.